quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Saudade é pra quem tem


Sugestão: leia ao som de Unbreakable - Jamie Scott

Mais do que uma aula de geografia, os relacionamentos à distância, são didáticos no sentido de descobrirmos um novo jeito de amar.
Em uma ponte aérea você descobre um amor maduro na sua bagagem de mão. Um coração esperançoso, paciente e não mais inquietamente adolescente. Você descobre que as melhores coisas precisam do seu tempo certo para acontecer. Você entrega metade de você ao universo para que ele conspire ao seu favor. Você escolhe comprar uma passagem no lugar de uma roupa nova. Você escolhe matar a saudade em vez de brigar. Você escolhe… Com o relacionamento à distância, você aprende a fazer escolhas e, a saber, que elas são as diretrizes da sua vida.
Você descobre que a vida está em suas mãos e o fato de você viver subindo e descendo de um avião é uma escolha sua. E a certeza de que é amor, é uma esperança depositada a quilômetros de distância.
Com o relacionamento à distância, e a longo prazo, a gente aprende a ser paciente. A saber que o calendário vai passar e o dia do encontro vai chegar. A gente aprende a esperar em uma fila de banco sem reclamar da vida.
A gente aprende a respeitar… A saída com os amigos, a diferença de fuso horário. A não vinda no feriado por compromissos profissionais. A falta de atenção em responder uma mensagem.
Você aprende que o amor não é feito de cobranças. Você aprende a compreender e a saber ouvir. Você aprende a confiar e domar o ciúme impulsivo que vive dentro de cada um de nós.
Você para de questionar as coisas que acontecem sem o seu consentimento e aprende a viver um dia de cada vez.
Você descobre a saudade na sua forma mais dolorida e deliciosa. Você descobre o sabor amargo da carência em um sábado sozinho. Mas descobre também o sabor da saudade guardada quando o encontro acontece, naquele sexo sem muitas palavras em que o desejo é voraz e o amor é o tato acumulado em meses de separação.
Você aprende a dosar a carência de beijos, cafuné e abraços.
Saudade é pra quem tem.
Só quem viveu um amor à distância sabe o que o significado da palavra saudade.
“Ela me perguntou, aflita, sentada em minha frente, com as mãos tamborilando na mesa de madeira, o que fazer com aquele novo amor que em menos de trinta dias estava com as malas prontas para morar em outro estado. Eu, sem pestanejar disse-lhe: Ame sem medo do longo prazo. Pode dar certo ou não. Pode funcionar ou não. A distância vai interferir algumas vezes. Nós nunca sabemos o que vai acontecer no dia seguinte, mas você aprenderá algumas coisas maravilhosas sobre você mesma e que a saudade habita em cada um de nós.”
Os amores à distância são uma escola pela qual todos nós deveríamos passar um dia na vida.
E a cama amarrotada, no dia seguinte, diz muito sobre cada um de nós. Diz se ele ficou por mais um dia ou se ele já foi. Diz se agora é só você como sempre foi, ou se continua sendo dois.
Não deixe o medo interferir. O amor à distância pode ser o seu ‘conto de fadas’ nesse mundo tão veloz de relacionamentos cada vez mais efêmeros e de uma noite só.
_ Mauricio Pascoal